Notícias

Cadastro Municipal e Estadual de Cultura

Cadastramento será necessário para participação em atividades diversas

Informações: (42) 3132 6197

📝Prefeitura reitera a importância dos cadastros de cultura
 
🎭 A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo recomenda a todos os artistas, produtores(as) culturais, trabalhadores(as) da cultura e representantes de entidades do setor que façam sua inscrição no Cadastro de Integrantes e Grupos da Comunidade Cultural de Irati.
 
🛠️ Trata-se de uma importante ferramenta destinada ao desenvolvimento e execução de políticas públicas na área da cultura.
 
📍 O cadastro pode ser feito presencialmente, na sede administrativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (localizada à Rua Quinze de Julho, nº 333, no Centro de Irati - Paraná, CEP 84500-076).
 
📱 Ou online por meio do preenchimento dos formulários a seguir, sendo um para pessoas físicas, e outro para entidades do setor cultural:
 
🔗https://forms.gle/KUEjtXPAEAx5jZg86 (Link para Pessoas Físicas)
🔗https://forms.gle/qTNikQnVmYfGxCpS7 (Link para representantes de Entidades)
 
➡️ Ambos os links acima - bem como o link para o Cadastro a nível estadual nos Sistemas de Informações Culturais (SIC) do Paraná - encontram-se disponíveis no site oficial da Prefeitura de Irati - Paraná (www.irati.pr.gov.br), podendo ser acessados por meio de banner específico no topo da página principal, intitulado "Cadastro Municipal e Estadual de Cultura".
 
📜 Este cadastro foi criado por meio da Lei Municipal nº 2909/2009, Artigo 6º. O cadastramento dos membros da classe artística permite que o município tenha uma percepção mais próxima da realidade sobre o cenário cultural iratiense, podendo, a partir destas informações, desenvolver ações direcionadas de forma mais adequada às demandas da sociedade civil no que diz respeito à cultura.
 
💰 Salienta-se ainda que, em 2024, Irati poderá ser contemplada com recursos federais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e de outros mecanismos de incentivo e fomento cultural. Para que os artistas e/ou entidades locais sejam contemplados(as) com estes investimentos, será necessário que estejam devidamente cadastrados junto ao município.
 
🗳️ Ressalta-se também que, neste ano, deverá ser realizada a eleição dos membros da Sociedade Civil no Conselho Municipal de Cultura e, para poder participar enquanto delegado e/ou eleitor, será necessário que o participante esteja previamente inscrito no Cadastro de Integrantes e Grupos da Comunidade Cultural.